Curitiba teve Iridium Flare de intensidade máxima encoberto pelas nuvens.

Após semanas de espera, poderemos observar um Iridium Flare de intensidade máxima hoje, 3 de outubro de 2011. O fenômeno é o reflexo do Sol nos painéis de um satélite Iridium, que formam uma rede de telefonia via satélite de mesmo nome. Para mais informações sobre o sistema Iridium e os Iridium Flares, acesse o link: https://icatorze.wordpress.com/2009/04/16/iridium-flare/

O Iridium Flare de hoje será no satélite Iridium 7 e terá magnitude -8, considerado máximo para o fenônemo.

O ponto de maior intensidade será nas coordenadas 25.4265°S 49.2716°W, próximo ao Largo da Ordem. Como o raio do reflexo é de aproximadamente 10km, ele poderá ser observado em sua intensidade máxima de praticamente qualquer lugar da cidade.

O satélite começará a aparecer por volta das 18:53, próximo a Lua e seguirá para o Sul. O flare ocorrerá por volta de 18:55 num ângulo de 44° acima do horizonte e na direção 180°, o que corresponde exatamente na direção Sul.

Infelizmente, o amado clima curitibano não permitiu a observação do flare. O céu vinha limpo até as 18:15 quando as nuvens começaram a chegar carregadas pelo leste. Estarei atento para os próximos e aguardando que venha com um céu limpo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: