94 anos do Canal do Panamá

Neste 15 de agosto de 2008, completam-se 94 anos da passagem inaugural do Canal do Panamá. Numa inauguração modesta, devido a Primeira Guerra Mundial.

O Rei da Espanha Carlos V, em 1532, já havia mencionado que um canal no Istmo do Panamá facilitaria as viagens entre a Espanha e o Peru. Mas somente em 1914 isso se tornou realidade, pela insistência de Teodor Roosevelt, presidente dos Estados Unidos a época.

O sistema de tarifa aplicado aos navios leva em conta vários aspectos como tipo, tamanho e natureza da carga transportada. Atualmente a tarifa mais cara cobrada, foi para a travessia do Disney Magic. No dia 16 de Maio de 2008, o navio de cruzeiro com 295 metros de comprimento, administrado pela Disney Cruise Line, uma subsidiária da The Walt Disney Company, desembolsou US$331200.

A menor tarifa foi paga pelo aventureiro americano Richard Halliburton, em 1928. Ele deixou 36 cents para atravessar o canal a nado.

A história desta obra envolveu milhões de dólares e milhares de vidas ceifadas pelas condições insalubres da região. Com a primeira proposta americana rejeitada pela Colômbia, a qual o Panamá pertencia na época, Roosevelt apoiou os panamenhos na sua independência, conseguindo assim a autorização para construção mais cara até aquele momento.

Leia mais sobre a história do Canal do Panamá e como um país foi criado na página da Autoridade do Canal do Panamá e na página do professor Ismael Conexão entre oceanos.

Acompanhe on-line a travessia dos navios pelas eclusas de Miraflores e Gatún, e clique nos outros links para acessar as outras câmeras. ♦

Anúncios

Uma resposta to “94 anos do Canal do Panamá”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: